-
Arquitetos: DL Atelier
- Área: 207 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Yumeng Zhu, Xi Youji Studio
-
Fabricantes: Armstrong, LG
B&B e jogos. No final de 2020, nas proximidades da Grande Muralha de Shuiguan em Huairou, Pequim, fizemos três projetos para Xiaoxi B&B que se aproximam mais de hotéis rurais do que de B&Bs. Já projetei e administrei esses hotéis antes e adoraria ter uma experiência de vida única de "romper com a vida cotidiana" e ter um estilo de vida "aqui e agora". A arquitetura, como portadora desse conceito, não é primordialmente a "construção de uma casa", pois guarda poucas lembranças e vivências do proprietário. Se assemelha, então, a um "parque temático" com as características acima, um jogo recíproco entre realidade e fantasia. Como é um jogo, deve haver regras. Os requisitos do proprietário são simples: manter as características das três casas existentes. E nós vamos fazer as regras.
A Grande Muralha e o Perigo. O local é único com a Grande Muralha da Dinastia Ming por perto. As características fortes se tornaram uma atração que não pode ser ignorada - e isso me deixa um pouco relutante. Meu hábito é buscar a relação emocional entre as coisas e as pessoas. Porém, como a Grande Muralha é tocante? Através de sua existência sobre-humana. Não se origina da vontade do ser humano de falar com Deus como as pirâmides egípcias ou as linhas de Nasca. A Grande Muralha vem de "perigo". Por medo do "perigo", escolhemos a montanha mais "perigosa". Essa energia e coragem são poderosas o suficiente para mudar algo tão grande quanto a terra, mesmo sabendo disso desde cedo, ainda assim, fantasiamos sobre essa surpresa esperada ao enfrentá-la. Portanto, criar uma pequena provocação de "perigo" na construção de uma arquitetura me interessa. Isso trará algum estímulo e força diferentes? Não sei, mas estou curioso. Assim, definimos o jogo como três pequenas tentativas sobre "perigo".
Ato I: 《Harrierfall》. O Castelo Harrier é uma extensão da Grande Muralha construída durante o período Wanli da Dinastia Ming. A rota do "nó de Pequim" passa por essas estradas estreitas. Desde os tempos antigos, os pássaros de rapina frequentemente o assombram, por isso recebeu esse nome. Mesmo depois de perder sua função militar, mais de uma dezena de famílias ainda vivem nela. Embora as casas tenham sido reconstruídas, a pedra do castelo de 600 anos e as antigas árvores de 300 anos ainda agitam nossas mentes com os sinais dos tempos antigos. Ao longo da estrada rural de três metros de largura, a muralha de pedra do castelo pode ser vista à distância. A parede tem quatro a cinco metros de altura com uma entrada em arco no sul. A antiga árvore dá diretamente para o portão do castelo, mas nossa casa não é fácil de encontrar. Vire à esquerda e à direita, ele se esconde no final de uma rua estreita. Em um jogo, o "perigo" também deve ser escondido no início, e facilidade e segurança são o começo da experiência do jogo.
Cena 1: Deixe uma Luz. No final da rua estreita está o portão do pátio, atrás do qual um pequeno sótão é construído. À noite, a parede interna rosa reflete a luz vermelha, o que faz o sótão parecer uma lâmpada pendurada entre o portão e a torre do farol, esperando alguém calorosamente. Em O Grande Mestre, toda vez que Ye Wen chegava em casa tarde da noite, via uma luz que sua esposa havia deixado, o que significava que alguém estava lá. Este é um entendimento tácito e também representa a vida e o lar.
Cena 2: Reclinando e Observando. Ao entrar no portão, o pátio original estava vazio. Então, deixamos que o beiral do edifício se estendesse para formar um corredor espaçoso, adequado para sentar sob ele. Os beirais rebaixados, por um lado, oferecem uma atmosfera mais estável e separam a visão interna superior e inferior. A vista do quadro superior tem vista para a Grande Muralha, e os leques de madeira maciça abaixo apresentam uma sensação calorosa e formam uma conexão com o quintal. A altura dos móveis internos é menor e o local onde as pessoas se sentam ou deitam até afunda para ficar mais próximo do chão, oferecendo uma visão silenciosa da janela. Abaixe sua postura, mude sua perspectiva e perceba a beleza de mais possibilidades com seu corpo.
Cena 3: Convite para a Antiga Árvore de Gafanhotos. Gosto particularmente da antiga árvore do castelo e estou disposto a convidá-la para entrar no pátio. Os beirais do lado oeste foram ajustados a uma altura adequada que protegeu a desordem e expôs a copa da árvore. Os edifícios circundantes são cobertos com placas perfuradas de metal prateado que cintilam vagamente e purificam o fundo. O pequeno prédio de dois andares no lado leste se abre completamente acima das placas de papelão ondulado. Sem outra planta no pátio, a sombra verde do antigo gafanhoto na parede de vidro torna-se mais proeminente, atraindo pessoas a subir no prédio para apreciar sua vista.
Cena 4: Escalando o Edifício Perigoso Sozinho. Como subir e descer o pequeno prédio? Como fechar o pátio com a varanda? Como se tornar o foco da paisagem? Como construir um lugar para viajar e descansar? Como atiçar o "perigo" para satisfazer meu interesse pessoal? O fardo então recai sobre esta escada. Depois de estudar a teoria tradicional e o artesanato, adotamos o método de alterar a escala e a forma dos degraus da escada para atender aos requisitos de subir e permanecer simultaneamente. O que é um pouco diferente é que a construção de madeira empresta a forma de treliças de telhado das construções antigas, porque espero que pareça de alguma forma com as ruínas de uma casa desmoronada, e até mesmo uma árvore antiga morta está entrelaçada nela, o que aumenta o sentido de absurdo. Imagine a cena de Liang e Lin encostados na viga do Templo PuHua, e os homens e mulheres tirando fotos aqui, não tenho certeza se é uma homenagem ou uma piada.
A subida das escadas é bastante suave, mas as pessoas ainda precisam ter cuidado ao descer as escadas. A madeira envelhecida obscurece a sensação de limite da escada, o que torna as pessoas incapazes de dar um passo com facilidade e também dissipa o medo de cair e se machucar. Por causa desse roteiro "perigoso", as pessoas precisam prestar mais atenção à única coisa à sua frente. O encanto da sinceridade é captado neste momento. A sobreposição das tábuas parece formar uma certa reverberação com o som de passos caindo na escada. Enquanto isso, mais pessoas escolheriam sentar-se em silêncio e assistir ao Harrierfall.
A Totalidade após a Destruição. O "perigo" criado deliberadamente estimula a atmosfera de "estabilidade", em vez disso, torna-se mais silencioso e lento aqui, e a parte "destruição" traz à tona a "estabilidade" geral, que é um ganho inesperado. Na verdade, prefiro a sensação de firmeza de me estabelecer em vez de subir, quando coloco meu ambiente e sentimentos internos nisso. A montanha e a floresta, a Grande Muralha, a antiga árvore, o temperamento e nós mesmos são reunidos, condensados e desembarcados. O que acidentalmente deixamos ir pode ser o retorno mais necessário.